terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O bloco dos que não sabem o que fazer da vida

Eu já quis ser um monte de coisa. Já quis ser cientista, bióloga, escritora, professora. Já quis viver viajando, ser empresária, editora e usar terninho e salto alto. Advogada, médica, atriz premiada.
Quis ser de tudo um pouco mas hoje eu já não sei.
Eu ainda não sei o que quero ser quando crescer e o problema é que eu já cresci.
A gente acha que lá nos 20 e poucos a gente vai tá com a vida toda certinha. Estagiando, quase se formando, com a cabeça cheia de projetos e planos. E talvez até esteja, se você for muito sortudo e decidido. Mas o resto de nós ainda tá por aqui meio perdido. E eu, que achava que a essa altura já teria tudo resolvido, nunca pensei que seria tão difícil escolher o que gosto de fazer.
E aí bate um desespero, sabe? Alguém te pergunta "onde você se vê daqui 10 anos?" e você fecha os olhos e tenta, tenta, tenta, mas dá um branco. E um frio na barriga. Eu já quis largar tudo e fazer outra coisa umas quinze vezes e sei bem que muitas outras virão por aí. E não sei vocês mas olha que eu adoro o que eu faço agora. Eu só não sei o que fazer daqui a 10 anos.
É, eu tenho uma infinidade de coisas que posso fazer. Eu até tô gostando de trabalhar com algo meio nada a ver. Mas será que é isso mesmo? E seus amigos te falam que você daria uma ótima _________. Ou que você devia seguir o seu sonho de ser um _____________. Mas você, por algum motivo, abre um sorriso meio amarelo, desvia o olhar e dá de ombros. Porque às vezes eu me acho um tanto burra pra ser professora ou que eu não tenho lá tanto talento pra ser escritora. E cinema? Prefiro não pensar porque aí bate a décima sexta vontade de largar tudo. É por aí, né?
Como é que a gente sabe qual caminho a gente deve escolher? Como a gente vai ter certeza que seria uma boa ideia se jogar naquela ideia maluca que deu na gente e que quase ninguém pareceu entender? E aí a gente vai alimentando uma ansiedade faminta e uma depressão que tá devastando cada vez mais e mais jovens pelo mundo. 
Passamos a vida tentando aprender um monte de fórmula de física e matemática e química que a gente nunca vai usar mas a porcaria da fórmula-o-que-fazer-da-vida ninguém mostra como encontrar. Vai ver que ninguém sabe, afinal.
Porque eu acho que a verdade é mesmo essa: a gente nunca sabe. E eu até cheguei a achar que talvez, lá nos 30, a gente finalmente descubra, mas um amigo da casa dos 30 falou que por lá ninguém sabe também.
Então esse é o bloco que vou soltar na rua e acho que só vai dar nós! Todo mês vai ser esse nosso Fevereiro.
Mas por hora eu quero só companhia pra ir beber uma cerveja no nosso Carnaval e dançar pra esquecer esse dilema. Por hora, "a única coisa que você precisa ser aos 23 é você mesmo".
 

Blog Template by BloggerCandy.com